Programa Tecnologias de Manejo de Recursos Hídricos
Objetivo
Garantir o direito de acesso à água própria para o consumo humano.
Ações
Capacitação sobre tecnologias sociais que apresentem as várias formas de captação, armazenamento e manejo da água, além de orientação sobre seu uso sustentável.
Raio-X
Nesse processo de aprendizado mútuo, há uma mudança na autoestima: todos os que participam das capacitações se sentem motivados a discutir as questões que afetam o aproveitamento racional de cada propriedade e o desenvolvimento da própria comunidade.
Além disso, são desenvolvidas iniciativas, como apoio financeiro e técnico para a construção e o aperfeiçoamento de tecnologias sociais que trazem soluções de captação de água _ como barragens subterrâneas, cisternas e tanques em pedras _ e também econômicas, como o Fundo Rotativo Solidário (poupança comunitária administrada coletivamente para fortalecer a agricultura familiar).
Resultados
. 1.104 cisternas construídas, beneficiando 4.416 pessoas diretamente, através do armazenamento de mais de 17 milhões de litros de água para o consumo
. 220 cisternas com o apoio dos Fundos Rotativos Solidários, beneficiando 880 pessoas com o armazenamento de mais de 3,2 milhões de litros de água
. 473 Cisternas do tipo Calçadão, beneficiando 2.838 pessoas diretamente, através do armazenamento de mais de 24 milhões de litros de água para a produção de alimentos.
. 340 Cisternas do tipo Enxurrada, beneficiando 1.700 pessoas diretamente, através do armazenamento de mais de 17 milhões de litros de água para a produção de alimentos.
. 28 Barragens Subterrâneas beneficiando 103 pessoas diretamente, através do armazenamento de água para a produção de alimentos.
. 101 Barreiros Trincheira beneficiando 419 pessoas diretamente, através do armazenamento de água para a produção de alimentos e consumo animal.
. 27 tanques em Lajedo de Pedra, com capacidade de armazenamento de 3,1 milhões de litros de água, beneficiando mais de 4.900 pessoas
. Instalação de 24 bombas popular - BAP em poços artesianos, em 24 comunidades, beneficiando 964 pessoas.
. Melhoramento de 23 barreiros de açude, beneficiando diretamente 100 pessoas
. Mobilização de 1.412 mulheres e 2.888 homens nas comemorações da Semana e do Dia Mundial da Água
. Capacitação de 1.833 homens e 1.325 mulheres sobre o uso adequado da água
. Mobilização e formação de 1.170 famílias para a construção de cisternas de placas
. Capacitação de 355 homens e 244 mulheres para a difusão de tecnologias sociais de convivência com a realidade semiárida
. Capacitação de 111 pedreiros para construção de cisternas destinadas ao armazenamento de água para o consumo humano e para a produção de alimentos.