Cepfs realiza diagnósticos através do Projeto Hortas Orgânicas com Economia de Água

IMG_3355

Após definição das comunidades e famílias a serem beneficiadas pelo projeto Hortas Orgânicas com Economia de Água, o Centro de Educação Popular Formação Social-CEPFS deu início a realização dos diagnósticos dos agroecossistemas das unidades produtivas das famílias.

O Diagnóstico é  uma ferramenta composta pela linha do tempo, com informações acerca da vida da família, travessia para construção do mapa da propriedade, o fluxo de produtos e insumos que a família produz, doa, vende ou compra dentro do seu agroecossistema a fim de identificar as potencialidades dos beneficiários (as).

Pelo projeto serão construídas 30 Hortas Orgânicas com Economia de Água, em comunidades rurais do município de Cacimbas, Teixeira e Matureia. A intenção é beneficiar famílias agricultoras que tenham potencial para a produção orgânica.

O projeto foi um dos seis selecionados no edital Alimentação + Nutrição do Movimento Coletivo, em parceria com a Ponte a Ponte.

“Este projeto chegou na hora certa porque no momento se fosse para construir as hortas com recursos próprios, eu não tinha condições. Nossa intenção é plantar para consumirmos alimentos saudáveis, mas, se houver excedente da produção iremos vender”.  Lêla Dantas, sítio Duvidoso, Matureia – PB.

 

CEPFS inicia reuniões com projetos vencedores do Prêmio de Inovação Comunitária

2

José Dias Campos, coordenador executivo do CEPFS, reuniu-se com integrantes da equipe “Os Cobras”, em Teixeira, e com “As Filhas do Rei”, da comunidade Quilombola Sussuarana (Livramento) dando início as atividades de acompanhamento aos projetos vencedores do Prêmio de Inovação Comunitária.

O projeto “Cobra Verde”, da equipe Os Cobras tem como objetivo a prática de esportes e o desenvolvimento de atividades voltadas para o meio ambiente. Já o projeto “As Filhas do Rei” desenvolverá atividades de embelezamento e estética corporal voltadas para a elevação da estima de mulheres quilombolas.

Na próxima quarta feira (22) a reunião acontecerá com membros do projeto “Centro Comunitário”, da comunidade Serrota (Passagem).

O prêmio de Inovação Comunitária tem como objetivo impulsionar iniciativas informais, através de organizações parceiras da BrazilFoundation, que atuam para o fortalecimento de seus territórios.

Este ano o cepfs está amadrinhando os três projetos mencionados, com orientação e monitoramento das ações.

 

 

CEPFS realiza Oficinas Comunitárias de Fundos Rotativos Solidários

20180706_121617

O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS reuniu agricultores e agricultoras das comunidades Coronel (Teixeira) e Glória (Imaculada) em Oficinas Comunitárias de Fundos Rotativos Solidários. Na oportunidade foi apresentado o resultado dos diagnósticos realizados nas referidas comunidades, no início deste ano.

Foi um momento rico para potencializar a experiência de FRS da comunidade, e construir saídas para os pontos frágeis apontados no diagnóstico, principalmente em relação à parte de gerenciamento dos recursos, planejamento de prioridades de financiamento, etc.

A oficina contou com a participação de jovens que foram motivados a expor seus sonhos ou projetos de vida. A maioria citou que pretende fazer faculdade, mas, que para isso precisam desenvolver outras atividades no campo, como criar animais ou comercializar produtos, para manterem os gastos.

As Oficinas Comunitárias de Fundos Rotativos Solidários serão realizadas em 10 comunidades distribuídas entre os municípios de Teixeira, Matureia e Imaculada, pelo Projeto Sertão Agroecológico e Solidário apoiado pela organização de cooperação Alemã Misereor.

Páginas: 1 2 3 4 5 ... 105 106 Próximo