CEPFS conclui reuniões de sensibilização e mobilização de famílias em comunidades rurais de Patos e Cacimbas

30415408_1907375136000552_2686274994496864256_o (1)
Reunião de Mobilização St. Marrecas – Patos PB.

 O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, realizou entre os dias 20 de março a 6 de abril, de 2018,  reuniões comunitárias de sensibilização e mobilização de famílias a serem beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2  em comunidades rurais dos municípios de Patos e Cacimbas.

Durante as reuniões foram apresentados os critérios para atendimento das famílias pelo programa.  As comunidades beneficiadas pelo P1+2 foram definidas pelas Comissões Executivas Municipais, em reuniões realizadas em ambos os municípios.

Em Cacimbas serão beneficiadas famílias das comunidades: Serra Feia, Fundamento de Baixo, Retiro, Monteiro, Chã, Aracati e São Sebastião. Em Patos, o programa beneficiará Trincheiras, Marrecas, Assentamento Patativa do Assaré, Riacho da Catingueira, Boi Brito, Enjeitado e Lagoa de Favela.

O próximo passo da execução do projeto será o cadastramento das famílias  pelos Técnicos de Campo que obedecerão  os critérios estabelecidos pelo programa.

O P1+2 é um programa da Articulação do Semiárido Brasileiro que tem, dentre os objetivos construir tecnologias sociais de convivência com o semiárido a exemplo das Cisternas Calçadão, Cisternas de Enxurrada e Barreiros Trincheira, para o armazenamento de água para a produção de alimentos saudáveis.

O financiamento desta etapa do P1+2 estar a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, e, contempla a construção de 201 tecnologias sociais de convivência com a realidade do semiárido.

ASCOM – CEPFS

 

CEPFS participa da Jornada Internacional de Inovação Social na Colômbia

IMG-20180317-WA0009

Com o tema “Compartilhando Conhecimento e Experiências de Apropriação de Tecnologias Sociais para a Agricultura Familiar na América Latina”, de 14 a 17 de março foi realizada a Jornada Internacional de Inovação Social em Santiago de Cali, na Colômbia. Na oportunidade José Rego Neto, membro da equipe técnica do Centro de Educação Popular e Formação Social- CEPFS representou a instituição, com apresentação da experiência de Fundos Rotativos Solidários.

O evento teve como objetivos visibilizar as inovações sociais na agricultura familiar, compreender processos de construção de tecnologias sociais em fases de geração, socialização e apropriação e refletir sobre a importância das tecnologias sociais como meio para se apropriar de experiências bem sucedidas na agricultura familiar.

A Jornada Internacional de Inovação Social foi promovida pela Corporação Universitária Minuto de Deus, Reitoria Valle e o Parque Cientifico de Inovação Social da Universidade de Santiago de Cali, Colômbia.

CEPFS se reúne com professores do IFPB em Princesa Isabel

28694129_10213274245322326_884313037_o

Na manhã da última quinta feira ( 01 de março), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Princesa Isabel, integrantes da equipe do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS reuniram-se com a professora Thais de Freitas, seu esposo Eduardo Martins e o professor Vinícius Batista para discutir parceria com o núcleo de extensão Centro de Assessoria Comunitária Tecnologias e Utilidades Sociais – CACTUS, na execução das atividades do projeto Sertão Agroecológico e Solidário que é apoiado pela Misereor.

Na oportunidade foi feita uma apresentação das ações previstas no projeto e discutido a contribuição do CACTUS na execução das atividades com ênfase para as oficinas de práticas agroecológicas e comunicação.

O projeto pretende promover maior capacidade das famílias agricultoras de conviverem com o semiárido tendo a agroecologia, os processos organizativos e a solidariedade como fundamentação teórica, prática e metodológica da ação, através da dinâmica dos Fundos Rotativos Solidários.

O CACTUS é vinculado a pró-reitoria de extensão e cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A parceria entre o CEPFS e o CACTUS, se fortalece a cada dia na troca de conhecimento em vistas a convivência com o semiárido.

Páginas: 1 2 3 4 5 ... 100 101 Próximo