CEPFS promove intercâmbio entre Jovens da Paraíba e Pernambuco

20181130_142402

De 30 de novembro a 01 de dezembro, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou uma Visita de Intercâmbio Regional, na cidade de Triunfo, Pernambuco.

A atividade contou com a participação de jovens de comunidades rurais dos municípios de Teixeira, Matureia e Imaculada (Paraíba) e jovens de Triunfo (Pernambuco), que são acompanhados pela ADESSU Baixa Verde.

A programação teve início com a participação de alguns jovens visitantes no programa de rádio “Em Sintonia com Meus Direitos” que é apresentado pela comunicadora popular Jéssica Freitas, a jovem Rafaela Marques e o pequeno Márcio Vinicius.

Após o programa, os participantes do intercâmbio dirigiram-se para a sede da ADESSU, onde foi realizada uma roda de conversa. Na oportunidade Jéssica Freitas falou sobre o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens que são acompanhados pela ADESSU, a partir de então houve a troca de experiências entre visitantes e visitados que relataram vivências e práticas realizadas em suas comunidades no âmbito da comunicação e da agroecologia.

Após o momento de diálogo os jovens participaram de uma mini oficina de rádio, onde foram divididos em grupos com a finalidade de produzir e apresentar um programa de rádio. Mesmo orientados por um roteiro ficou a critério de cada grupo, criar o seu próprio programa, o que permitiu a cada um usar a criatividade e dinamizar durante as apresentações. Foi um momento de aprendizado e descontração que possibilitou aos jovens terem idéias de como produzir e apresentar um programa de rádio com seriedade e criatividade.

Visita a alguns pontos turísticos da cidade também fizeram parte da programação do intercâmbio. O Engenho São Pedro, o parque aquático Águas Parques e a Casa do Papai Noel foram alguns pontos visitados.

O intercâmbio Regional foi uma das atividades do projeto Sertão Agroecológico e Solidário, que é executado pelo CEPFS com apoio da Misereor. O objetivo foi trocar experiências e conhecimentos entre os jovens, gerando olhares e práticas para uma melhor convivência com o semiárido e permanência da juventude no campo, tendo a comunicação popular como elemento motivador.

No ano 2014 fui convidado pelo CEPFS para participar de oficinas de comunicação junto a outros jovens, foi a partir daí que aprendi a fotografar, produzir banners, boletins e outros meio informativos. Este intercâmbio em Triunfo me fez refletir ainda mais sobre a importância dos meios de comunicação para divulgação das boas experiências.  Foi impactante, pois pude vivenciar novas formas de comunicação e como elaborar um programa de rádio. A partir da experiência vivenciada poderei aplicá-la na minha comunidade rural junto aos jovens do grupo Juventude Ativa que coordeno. José Roberto, comunidade São Francisco, Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *